Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

terça-feira, 23 de agosto de 2016 às 08:19

Pesquisa Escutec mostra que Alexandre e Luciano estão praticamente empatados

Pesquisa divulgada na noite de ontem, 22, pelo Instituto de Pesquisa Escutec sobre o cenário eleitoral em Timon relevou que a disputa pela sucessão na prefeitura do município está praticamente empatada entre o candidato Alexandre Almeida, do PSD, e o atual prefeito, que tenta a reeleição, Luciano Leitoa, PSB.

Os dados divulgados mostram Luciano à frente com 46,8% das intenções de votos e Alexandre com 38,1%, numa diferença de 8,2 pontos percentuais, porém levando-se em conta a margem de erro divulgada pelo Instituto, que é de 4 % para mais ou para menos, a diferença cai para 0,2% entre Luciano e Alexandre, o que mostra um cenário ainda sem definição e revela que está será uma das eleições mais disputadas da história política em Timon.

Outro dado a ser levado em consideração é a quantidade de eleitores indecisos, 11,6%, e que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos, 4%. Certamente estes eleitores serão decisivos para o resultado final do pleito e deverão tomar uma decisão com o andamento da campanha e o início do programa eleitoral na TV e no Rádio, como também com o início das caminhadas e o corpo a corpo entre os candidatos e a população.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-06847/2016, sendo realizada entre os dias 15 e 16 de agosto com 430 eleitores, sendo que da zona rural foram entrevistados apenas os povoados da região ribeirinha que vai do Povoado Piranhas até o Povoado Mata Pasto. O intervalo de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 4,0% para mais ou para menos.

Início do programa eleitoral na TV

Com início marcado para a próxima sexta-feira, 26, o programa eleitoral no rádio e na TV deverá ser decisivo para o resultado destas eleições em Timon. O atual prefeito Luciano Leitoa tem um desafio muito grande no programa eleitoral, que é justificar o não cumprimento da grande maioria de suas promessas de campanha, que o levaram a ser eleito em 2012 e gerou uma expectativa muito grande na população quanto à sua gestão.

A construção de uma nova Rodoviária, de três Centros da Juventude, a reabertura do Pronto Socorro Municipal, a reforma da Ceasa, uma solução para acabar com a falta de água em Timon, foram algumas das promessas de campanha do atual prefeito de Timon que não foram cumpridas, sendo que o problema da água parece ter se tornado o principal calo no pé do gestor. Após  a assinatura do contrato de concessão do abastecimento de água para a empresa Águas de Timon, tanto a empresa quanto o gestor vem recebendo duras críticas de toda a população.

Com a definição de que o Partido dos Trabalhadores marchará com a oposição em Timon Alexandre Almeida terá o maior tempo de programa eleitoral, sendo assim ele terá muito o que mostrar sobre a realidade de Timon e a situação em que vive a população, já que os problemas de 2016 ainda são os mesmos de 2012, quando o atual prefeito foi eleito. Esse embate na TV e no rádio será o divisor de águas nesta campanha e deverá ser decisivo para definir quem será o próximo prefeito de Timon. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016 às 14:52

Alexandre e Ulysses participam de "Papo Reto" com juventude timonense

Na noite do último domingo, 21, foi realizado o 2º  Encontro Cultural do PSD Jovem de Timon e, dentro do evento, foi realizada uma sabatina com os candidatos a prefeito, Alexandre Almeida, e a vice-prefeito do município, Ulysses Waquim. O Encontro contou com a apresentação de diversas manifestações culturais de Timon, como o Bumba Meu Boi Precioso, a quadrilha junina Bole Bole, além da apresentação de balé, grafite e o testemunho de um jovem ex-dependente químico. Os jovens também realizaram um “Papo Reto” com Alexandre Almeida e Ulysses Waquim, onde foram feitas perguntas sobre os planos de governo em diversos setores, como saúde, educação, emprego, segurança, cultura e esporte.

Alexandre destacou que quer ser conhecido como o prefeito da juventude e que pretende trabalhar para transformar Timon em diversos setores. “Vamos investir pelo menos 30% do nosso orçamento na juventude. Um dos nossos principais projetos para a juventude é o Vale Futuro, que vai garantir aos jovens timonenses cursos profissionalizantes e incentivar para que eles obtenham a primeira oportunidade de emprego”, explicou.

Outro ponto abordado durante o evento foi a falta de segurança em Timon. Alexandre destacou que estatísticas mostram que a cada dez crimes cometidos em Timon, oito são têm jovens como autores. Para Alexandre, esse é mais um ponto a ser trabalhado com políticas que estimulem os jovens timonenses, que ensinem uma profissão e que gerem empregos, além de buscar reforço do policiamento em Timon junto ao Governo do Estado. “O problema da violência se resolve em duas frentes, dando uma vida melhor para a juventude, gerando emprego para nossa população e também reforçando o nosso aparato policial”, destacou Alexandre.
Ulysses Waquim criticou a atual gestão municipal e afirmou que junto com Alexandre Almeida vão realizar uma verdadeira transformação em Timon. “Juventude nem sempre é sinônimo de atitude, como vocês estão vendo aí, mas nessa chapa vocês podem confiar. Nós vamos efetivamente trabalhar pela juventude de Timon”.

Alexandre apresentou ainda a intenção de implantar em Timon um Polo de Produção Têxtil, para ampliar a geração de empregos no município. “Timon possui hoje possui hoje cerca de 13 mil empregos formais e destes cerca de 5 mil são da Prefeitura e apenas 8 mil empregos que não sejam ligados à gestão municipal. Consideramos isso um absurdo, pois nossa população fica à mercê de empregos políticos ou do trabalho informal. Dessa forma, pretendemos criar em Timon um Complexo de Produção Têxtil e atrair industrias para o nosso polo empresarial”.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016 às 08:13

Novos prazos do calendário eleitoral terminam nesta segunda (15)

Novos prazos referentes ao calendário eleitoral das eleições de outubro terminam nesta segunda-feira (15). As principais mudanças nas eleições de 2016 com relação às de 2014 foram incluídas no calendário, determinadas pela lei de reforma política aprovado no Congresso Nacional (Lei 13165/2015) que modificou a Lei das Eleições (Lei 9504/1997).

Mesas receptoras

Também no dia 15 termina o prazo para que os partidos políticos recorram da decisão do juiz eleitoral sobre a nomeação dos membros das mesas receptoras e pessoal de apoio logístico. Também é o último dia para os partidos recorrerem sobre as reclamações referentes às designações dos locais de votação.
Não podem ser nomeados menores de 18 anos como presidentes e mesários das mesas receptoras. Também não podem participar parentes em qualquer grau de candidatos, inclusive o cônjuge, ou de servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na mesma mesa.

Da mesma forma, não podem ser nomeados os membros de diretórios de partidos políticos devidamente registrados e cujos nomes tenham sido oficialmente publicados; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo local e os que pertencerem ao serviço eleitoral.

Veículos e embarcações

Também termina na segunda-feira o prazo para que os responsáveis por todas as repartições, órgãos e unidades do serviço público informem ao juízo eleitoral o número, a espécie e a lotação dos veículos e embarcações que dispõem para o primeiro e eventual segundo turnos de votação para o deslocamento de eleitores em zonas rurais.

Tempo para propaganda gratuita

Por fim, o dia 15 de agosto é a data que será considerada, para fins de divisão do tempo destinado à propaganda no rádio e na televisão por meio do horário eleitoral gratuito, a representatividade na Câmara dos Deputados.
A propaganda eleitoral gratuita será veiculada entre os dias 26 de agosto até 29 de setembro. No segundo turno, terá inicio a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno.

São duas as espécies de propaganda eleitoral gratuita: em bloco e inserções. Para as eleições de outubro, os programas em bloco poderão ser utilizados apenas por candidatos a prefeito. Os candidatos a prefeito e a vereador terão direito, ainda, a divulgação de inserções. (Fonte: TSE)

domingo, 14 de agosto de 2016 às 09:28

Via Facebook: Dias dos Pais, moradora faz denúncia sobre a falta de água em Timon

Uma moradora de Timon usou seu perfil no Facebook neste domingo, 14/08, data que se comemora do Dia dos Pais, para mostrar sua indignação com a constante falta de água em sua residência. A moradora reclama que ontem sábado, 13/08, teve que se deslocar para o Rio Parnaíba para lavar suas roupas, e hoje em pleno domingo, Dia dos Pais, não tem água para cozinhar seus alimentos e lavar as louças.  

"Hoje domingo sem água, sábado e domingo, o que mais podemos fazer, ontem fui lavar algumas roupas no rio, hoje domingo fica difícil ir lavar louça e buscar água no rio pra cozinhar, mais é isso mesmo é para ficar quieta se não cai a banda do mundo DEUS É MAIOR, FICA A DICA AOS TIMORENSES", desabafou a moradora. 

sexta-feira, 12 de agosto de 2016 às 10:22

Representantes do funcionalismo acusam Flávio Dino de arbitrariedade

Membros do sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão afirmam que foram excluídos de conselho estadual

Foto: Biné Morais/ O Estado
Dino é acusado de arbitrariedade por servidores estaduais
O Governo do Estado do Maranhão publicou na edição do Diário Oficial da última terça-feira (9), a composição do Conselho Superior do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (CONSUP) para o biênio 2016­/2018. No entanto, contrariando a Lei Complementar Nº 114/2008, que regulamenta a composição do CONSUP, nenhum representante dos servidores públicos estaduais foi nomeado para compor o órgão colegiado, infringindo um direito assegurado pelo Art. 4º, Inc. IX E XI da mesma legislação.

Das entidades de classe do serviço público estadual, segundo os sindicalistas, apenas o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão (SINTSEP) entregou a documentação dentro do prazo estabelecido, com indicação de conselheiro tanto da ativa, quanto inativo. Mas, o Governo do Estado excluiu os representantes sem qualquer justificativa. A participação do servidor no CONSUP não depende da vontade do governante, pois é uma exigência de lei. Para que seja retirado o nome dos representantes dos servidores, o Executivo teria que encaminhar uma Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa modificando a Lei Complementar Nº 114.

Segundo os sindicalistas, o Governo do Estado quer substituir os representantes indicados pelo SINTSEP por outros de outras entidades de classe. Segundo eles, outras entidades aliadas ao Governo Estado se inscreveram fora do prazo. Eles afirmam, também, que a exclusão dos representantes dos servidores foi proposital, haja vista que, dentro do Conselho, o representante dos servidores da ativa, Dr. Idevalter Nunes, estava defendo os interesses da classe de forma que incomodou os representantes do Executivo.

Segundo o SINTSEP, dos membros do CONSUP, Nunes é o único especialista em Previdência Social e é um intransigente defensor da política de boa gestão do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) e vinha exigindo da presidente do Conselho a abertura de concurso público para preenchimento de 20 vagas para técnicos especialistas em Fundo de Previdência, cargos estes amparados pela Lei 9.644, de 12 julho de 2012.

Ainda segundo a denúncia, hoje, estes cargos são ocupados, em sua maioria, por cidadãos apadrinhados por políticos, muitos deles sem qualificação para exercerem cargos de tamanha relevância e estratégicos para o equilíbrio financeiro e atuarial do Fundo de Previdência do Estado do Maranhão, colocando em risco o pagamento das futuras aposentadorias e de todo patrimônio do Fepa.

A exclusão dos representantes dos servidores é grave, haja vista que a sua participação é fundamental para que o Estado entenda que os servidores são os únicos proprietários dos recursos depositados no Fepa e a única razão da existência do regime. Atualmente, o Fundo tem uma aplicação de mais de R$ 1,2 bilhão no Banco do Brasil e de cerca de R$ 60 milhões na Caixa Econômica Federal. (O Estado)

quarta-feira, 10 de agosto de 2016 às 13:50

MP-MA recomenda limite de gastos em campanhas eleitorais no MA

         Limite para cargos de prefeito e vice-prefeito é de R$ 1.355.242,39.
    Quem não mantiver regularidade poderá responder por crime de caixa dois.

O Ministério Públicou recomendou, na última quinta-feira (4) que partidos políticos e candidatos nas eleições deste ano observem o limite de gastos para os cargos nas eleições municipais permitido pela legislação eleitoral.

Os relatores da recomendação, os promotores Domingos Eduardo da Silva, Nahyma Ribeiro Abas e Albert Lages Mendes, orientam que os partidos e candidatos devem declarar todas as despesas e receitas das campanhas na prestação de contas a ser enviada para a Justiça Eleitoral.

No documento do MP-MA, consta que os pagamentos devem ser realizados por uma conta bancária aberta para este fim, evitando, assim, a configuração do crime de caixa dois. Tal prática acarreta complicações perante a Justiça na prestação de contas, registro de candidaturas, diplomação e posse dos eleitos.

O limite a ser gasto na campanha dos candidatos a prefeito e vice-prefeito é de R$ 1.355.242,39. Para o cargo de vereador, o limite é de R$ 145.883,24.

Na Recomendação, o MPMA alerta que gastar recursos além do valor permitido implica multa aos candidatos no valor equivalente a 100% da quantia excedente. A multa por esta infração deve ser paga em até cinco dias úteis contados da intimação da decisão judicial, podendo, ainda, os autores serem responsabilizados por abuso do poder econômico, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Quem gastar além do limite estabelecido, deverá pagar multa no valor equivalente a 100% da quantia excedente. Esta multa deve ser paga em até cinco dias contados após intimação judicial.
De acordo com o Código Eleitoral, a prática de caixa dois é crime, cuja pena é de até cinco anos de reclusão, no caso de falsificação de documentos públicos para forjar o valor real das despesas.
Essa pena pode ser de até três anos de prisão, para o caso de falsificação de documentos particulares. Além da pena de reclusão, as sanções também preveem o pagamento de multa a ser determinada em sentença judicial. 
(G1-MA)

Imagem do Dia: Árvores centenárias são derrubadas no Centro de Timon

A tão esperada reforma da Praça São José, localizada no Centro de Timon, vem chamando atenção não por finalmente ser lembrada pela gestão estadual, mas, sim pela derrubada de árvores centenárias. Um morador antigo do Centro da cidade, entrou em contato com o Blog do Eduardo Rego para denunciar o desrespeito a história da cidade e também a agressão ao meio ambiente em pleno século XXI. "É um absurdo a derrubada dessas árvores, elas fazem parte da minha e também da vida de muitos timonenses", desabafou o morador.

A reforma da Praça São José é de responsabilidade do governo do estado segundo a placa do local, mas não diz o valor que custará aos cofres públicos essa obra. O governador Flávio Dino que recentemente foi denunciado na Lava Jato segundo a coluna do Lauro Jardim do jornal O Globo, vem intensificando nas últimas semanas o poder estadual na cidade de Timon, onde tem como aliado o prefeito Luciano Leitoa. 

terça-feira, 9 de agosto de 2016 às 13:28

Daniel Coimbra recebe reforço na sua pré-candidatura a vereador

O presidente do PSDB de Timon, Daniel Coimbra, recebeu neste último final de semana um importante apoio a sua pré-candidatura a vereador. 

Daniel Coimbra usou seu perfil no Facebook para anunciar o apoio do ex-procurador do município de Timon, o advogado Éder Claudino à sua caminhada para tentar ocupar uma cadeira na Câmara Vereadores nestas eleições.

"Quero agradecer ao meu grande amigo Dr. Éder Claudino, advogado renomado, ex-procurador do município, por estar acreditando em nosso projeto político, pela confiança em mim depositada e pela amizade fraterna", destacou Daniel Coimbra

segunda-feira, 8 de agosto de 2016 às 08:17

Em silêncio…

Jorge Aragão - Sempre ativo nas redes sociais pra discutir os principais temas da atualidade política brasileira ou maranhense ­ principalmente se o assunto envolver adversários ­, o governador Flávio Dino (PCdoB) preferiu o silêncio durante todo o domingo.

Atingido em cheio por uma denúncia de que sua campanha em 2010 teria recebido R$ 200 mil em recursos de caixa dois da Odebrecht, tornada pública pela coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, ele não fez sequer um comentário a respeito do tema.
Sobrou para o lugar-­tenente, Márcio Jerry (PCdoB), secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, sempre a postos para cumprir esse tipo de missão.

O eterno defensor do governador usou do já usual destempero para atacar jornalistas e tentar envolver adversários no debate. Alterado, não logrou êxito.
E ainda precisou explicar-­se melhor ao tentar negar a acusação.
Não houve tal doação ­, escreveu, logo cedo, quando soube da publicação de O Globo.

Confrontado com o fato de que ninguém acusou Dino de receber doação legal da empreiteira ­ mas sim de propina de caixa dois ­ acabou tendo que remendar: ­ Nem doação, nem caixa dois.
Então, tá…

(Coluna Estado Maior)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016 às 15:07

Via Facebook: Hidrômetro, moradora faz denúncia contra Águas de Timon

Uma moradora de Timon usou seu perfil no Facebook para denunciar a cobrança de taxa pela instalação de um novo hidrômetro feita pela empresa Águas de Timon. Segundo o relato da moradora, vândalos durante a madrugada quebraram o hidrômetro de sua residência e após isso ela entrou em contato com a empresa para a reposição do aparelho. Só que foi surpreendida pela cobrança de R$ 60,00 para instalação de um novo hidrômetro na sua casa.

"Então.....essa madrugada um bandido quebraram o hidrômetro da minha casa, eu liguei pra. Águas de Timon pra que viesse concertar.....só que eles estão cobrando um taxa de 60,00 reais pelo novo hidrômetro...Disse a atendente q é de minha responsabilidade o hidrômetro......como é de minha responsabilidade se está no meio da rua? Eu não posso me responsabilizar por isso saio as 6:00 da manhã e só chego a noite.....que tempo tenho para vigiar esse hidrômetro? ...Não sabendo o q fazer? E se eu pago essa taxa e amanhã os bandidos quebrarem de novo? Acho que vou pagar um vigia de hidrômetro", desabafou a moradora.

Oito bairros de Timon vão ficar sem água nesta sexta-feira

                    Águas de Timon comunica interrupção de emergência

A Águas de Timon informa que devido a um vazamento na adutora de 300mm da rua do Trânsito, foi necessário interromper, em caráter de urgência, o fornecimento de água tratada nos bairros Centro, Parque Piaui I, Mateusinho, Mangueira, Santo Antônio, Parque União, Formosa e São Benedito.

A equipe da Águas de Timon está trabalhando no local para restabelecer o fornecimento de água tratada o mais rápido possível. A previsão para retorno gradativo do abastecimento é às 17h desta sexta-feira (5).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Loja de Atendimento, localizada na avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Também é possível entrar em contato com a empresa via call center. Para chamadas via telefone fixo, ligue 0800 595 8888. Para chamadas originadas de celular, ligue (99) 3212- 4418. Você pode registrar sugestões, críticas e elogios no site da concessionária, por meio do Fale Conosco. Acesse www.aguasdetimon.com.br. Visite o canal da concessionária no Youtube.  Acesse www.aguasdetimon.com.br/youtube.

Partidos e coligações tem até 15 de agosto para pedido de registros de candidaturas

Até as 16h45 da última quarta-feira (3), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já foram apresentados 136 pedidos de registro de candidatos a prefeito, 135 de candidatos a vice-prefeito e 3.403 de candidatos a vereador em todo o Brasil. O prazo para que os partidos políticos e as coligações solicitem ao juízo eleitoral competente o registro de seus candidatos termina às 19h do dia 15 de agosto (Lei nº 9.504/1997). Os dados sobre os pedidos de registros de candidatos são constantemente atualizados no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), disponível no Portal do TSE.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse, em entrevista a jornalistas no dia 25 de julho, quando divulgou os dados do eleitorado do pleito de outubro, que a Justiça Eleitoral estima que 530 mil a 580 mil candidatos concorram às eleições deste ano.

“Quanto mais tarde ocorre o registro, maior é a possibilidade de que haja a eleição com o registro sub judice [que ainda será analisado], por conta da demora que inevitavelmente ocorrerá nesses casos. Nós vamos, certamente, em muitos casos ter judicialização, impugnação de registros até que se chegue a um segundo grau ou alguma definição, e isso vai consumir algum tempo. De modo que é importante que os registros ocorram a tempo e hora para que possa haver o deslinde judicial, se houver impugnação”, alertou o ministro na entrevista. 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016 às 23:06

Andrea Murad denuncia escola da gestão Flávio Dino que desabou o teto em Timon

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) usou sua página no Facebook para cobrar explicações ao governador Flávio Dino, sobre o desabamento do teto de escola estadual em Timon. Na noite desta quarta-feira (03), foi de grande susto para que se encontrava na Escola Estadual Arthur da Costa e Silva no Bairro Parque Alvorada em Timon. O teto do pátio dessa escola desabou ferindo pelo menos cinco alunos, e por incrível que pareça, segundo, informações, o prédio teria passado por reforma há menos de um ano.

"Ainda não sabemos os reais motivos, mas o governador precisa cobrar não apenas agilidade na entrega de obras, mas a qualidade delas. Que essa tragédia, que poderia ter causado a morte de alguma criança, não se repita e sirva de alerta", disse Andrea Murad.

Tragédia! Teto de escola desaba em Timon

Blog do Ludwig - O governador Flávio Dino que visita Timon nesta quinta-feira (04), tem dois desafios à frente, um é visita a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atualmente passa pelo sua pior fase, e com a tragédia da noite desta quarta-feira (03), ele deveria ir fiscalizar o que aconteceu numa escola de responsabilidade de sua gestão.

A noite desta quarta-feira (03), foi de grande susto para que se encontrava na Escola Estadual Arthur da Costa e Silva no Bairro Parque Alvorada em Timon. O teto do pátio dessa escola desabou ferindo pelo menos cinco alunos, e por incrível que pareça, segundo, informações, o prédio teria passado por reforma há menos de um ano.

Alexandre Almeida comemora mais uma obra concluída em Timon por meio de empréstimo do BNDES

O deputado estadual Alexandre Almeida comentou a notícia de que o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, estará em Timon nesta quinta-feira, 04, para a solenidade de inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município. O parlamentar comemorou que enfim a obra, que foi financiada por meio de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao governo do Maranhão, esteja sendo inaugurada.

“Fico feliz com a notícia de que o CRAS finalmente vá ser inaugurado. Esta é mais uma da relação de diversas obras em Timon que foram licitadas, contratadas e agora, neste caso concluída com recursos financiados pelo BNDES em decorrência do empréstimo que a Assembleia aprovou em plenário em 2012. Lembro inclusive que naquela ocasião o atual prefeito de Timon, que à época era deputado, votou contra o empréstimo que hoje possibilita a inauguração de mais uma obra em Timon. Portando, nós tivemos uma participação muito efetiva, tanto na viabilização financeira da obra, quanto em sua realização”, esclareceu. 

No mês de maio uma comissão de deputados estaduais, incluindo Alexandre Almeida, se reuniram com o diretor das áreas de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do BNDES, José Henrique Paim, para obter informações sobre o andamento do empréstimo aprovado pela Assembleia Legislativa em 2012, no valor de R$ 3,8 bilhões. Naquela ocasião Alexandre reiterou que os recursos estavam sendo utilizados nas áreas da saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento social, entre outras.

"O CRAS é mais uma obra dessa relação, assim como o Parque Empresarial, a reforma e ampliação do 11º Batalhão da PM e do hospital Alarico Pacheco, a construção de uma escola no Residencial Novo Tempo, a construção do presídio, o asfaltamento de vias urbanas e a construção de uma Unidade de Segurança Comunitária (USC). Muitas delas já foram concluídas, outras ainda estão em andamento e a Unidade de Segurança Comunitária é a única que ainda não foi iniciada, mas estamos acompanhando e cobrando a sua realização”, pontuou Almeida.  (Assessoria)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016 às 16:24

60% da população aprovam a Águas de Timon, afirma vereador Jair Mayner

Jair Mayner: O defensor
Mais uma sessão na Câmara de Timon tem como pauta principal críticas e defesas a empresa Águas de Timon, e como não poderia ser diferente, mais um vereador da base dos Leitoas subiu a tribuna na defesa do processo de entrega do SAAE para a iniciativa privada. E na sessão desta quarta-feira (03), a defesa das críticas a empresa Águas de Timon ficou a cargo do vice-líder do governo Leitoa, vereador Jair Mayner que surpreendeu com uma declaração sobre a opinião da população local sobre esse caso.

Tá pra lá de bom, pelo menos foi isso que o vereador Jair Mayner quis passar ao discursar na Câmara nesta quarta-feira. "60% da população de Timon já aprovaram a Águas de Timon. Que foi feita a concessão, agora falhas existem e ninguém nunca negou", revelou o vice-líder leitoista sem citar o nome do instituto de pesquisa que avaliou essa situação.

O vereador Jair Mayner fez ainda no seu discurso uma espécie de desafio ao futuros prefeitos de Timon. "Nenhum terá a coragem de romper o contrato, não tem outra saída. Aí eu fico olhando aqui, eu fico olhando para a cara de alguns cidadãos que estão dentro dessa Casa que não falaram nada do dinheiro da água que veio pra cá. Entregaram o SAAE um caos, o outro presidente ainda teve a cara de pau de entrar na justiça para receber FGTS. Entrou com um processo, R$ 150 mil que o SAAE deve a ele por FGTS, eu nunca tinha visto servidor comissionado na minha vida ter direito a FGTS".

Urgência no parlamento - Editorial Correio Braziliense

O Congresso retoma os trabalhos, depois do recesso de julho, com a responsabilidade maior de aprovar as urgentes medidas propostas pelo governo do presidente em exercício, Michel Temer, para a retomada do crescimento econômico. Inicialmente, a aprovação da meta fiscal para 2017 (deficit primário de R$ 139 bilhões para o governo federal) e do teto dos gastos públicos. Ato contínuo, os parlamentares têm pela frente as não menos urgentes discussões sobre as reformas previdenciária e trabalhista, que não podem esperar.

Os senadores e deputados federais muitas vezes se prendem a seus interesses paroquiais, em detrimento dos interesses maiores da República. O grau de instabilidade econômica, política e social é de tal monta que os responsáveis pela aprovação de medidas imprescindíveis para o país reencontrar o desenvolvimento não podem mais protelar a implantação das propostas. Têm de se sensibilizar com o sofrimento da população - mais de 11 milhões de desempregados, inflação descontrolada, queda no poder de compra dos salários, entre outros exemplos - e encaminhar as soluções que a nação tanto reclama.

Os parlamentares devem deixar de lado o jogo de pressão para tirar vantagens na sua relação com o Poder Executivo, demonstrar ter entendido a profundidade da grave crise econômica, e principalmente fiscal, e buscar medidas realistas - amargas também, mas necessárias - para enfrentá-la. Mostrar com o seu voto que não se aproveitam da interinidade do presidente em exercício para barganhar nos moldes da velha e desgastada política do toma lá dá cá. O país não aceita mais que os interesses pessoais de congressistas se sobreponham aos da nação.

A economia já dá os primeiros sinais de recuperação, apesar do histórico índice de desemprego, da alta do custo de vida e previsão do Produto Interno Bruto (PIB) negativo, mas com previsão de uma ligeira melhora. As exportações continuam responsáveis pelo superavit da balança comercial e o índice de confiança do empresariado também tem melhorado.

O Brasil precisa avançar em seus projetos com o apoio do Poder Legislativo e não se tornar refém de interesses menores e inconfessáveis. Dentro dessa perspectiva, senadores e deputados federais devem se preocupar em reverter, o mais breve possível, o atual quadro econômico, político e social. E o início dessa recuperação se dará com a aprovação das medidas encaminhadas ao parlamento pelo governo federal.

terça-feira, 2 de agosto de 2016 às 17:20

Convenções em Timon mostraram suas diferenças

O município de Timon foi palco de grandes convenções durante o último final de semana. Na sexta-feira, 29, o PSB, partido do atual gestor municipal realizou a sua Convenção em um terreno na Avenida Teresina. Já no Domingo, dia 31, foi à vez do PSD, reunido com mais 13 partidos realizarem a sua Convenção que homologou os nomes de Alexandre Almeida e Ulisses Waquim para concorrer aos cargos e prefeito e vice-prefeito de Timon.

A grande diferença entre as duas convenções não ficou na questão de quantas pessoas foram reunidas, já que apesar de fazer sua convenção em um local mais amplo, o PSB não conseguiu preencher todas as 3.500 cadeiras que colocou no terreno. Diferente do PSD e seus 13 partidos que lotaram completamente o espaço de sua Convenção e receberam manifestações espontâneas de alegria por toda a população.

Outra diferença que pôde ser notada entre as duas convenções foi à falta de empolgação dos 'milhares' de presentes na convenção socialista. Os relatos ouvidos por este blogueiro dão conta de que os mais empolgados com a Convenção eram aquelas caras conhecidas do grupo Leitoa que ficaram nas primeiras fileiras de cadeiras do evento.

O certo é que Convenção não vence eleição, este foi apenas o primeiro passo para as eleições de 2016, mas, somente nestes primeiros dias já foi possível notar que a população livre está empolgada de verdade. As manifestações espontâneas de carinho da população foram vistas a todo o momento na Convenção do PSD, diferente do que foi presenciado no evento socialista.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016 às 12:24

Gabriel Tenório e Abreu Neto vão formar a chapa de oposição em Matões

Dia 29 foi lançada a chapa oposicionista em Matões, encabeçada pelo advogado Gabriel Tenório e pelo médico Abreu Neto. O evento arrastou uma multidão de pessoas simpatizantes ao projeto, além dos filiados aos partidos políticos PV, PMDB e PSD. 

Importantes autoridades do cenário político nacional e regional marcaram presença, demonstrando o forte apoio que a jovem liderança de Matões terá nessas eleições. Destaque para a presença do Ministro do Meio Ambiente e Presidente Estadual do PV no Maranhão, Sarney Filho, que realizou a abertura do evento. Além do deputado estadual pelo PSD e pré-candidato a prefeito de Timon, Alexandre Almeida, o pré-candidato a vice-prefeito  de Timon, Ulysses Waquim, e o vereador e pré-candidato a prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e demais lideranças.

Em discurso forte e que emocionou os presentes, o pré-candidato Gabriel Tenorio falou sobre sua vida e amor por Matões e da necessidade de alternância de poder pra o fortalecimento da democracia e o desejo de pautar sua futura administração nos princípios da legalidade, eficiência e na observância da meritocracia e planejamento.

“Timon merece ter um prefeito de verdade”, afirma Alexandre Almeida

O deputado estadual Alexandre Almeida e o bacharel em Direito Ulisses Waquim foram aclamados ontem, 31, durante a Convenção Política das Oposições timonenses, como os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Timon, pela coligação PSD e PMDB, além de outros 12 partidos. A Convenção, que reuniu mais de 15 mil pessoas, lotou o Espaço Fama e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, o presidente estadual do PSD no Maranhão, Cláudio Trinchão, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina, Drº Pessoa, o deputado federal e presidente do PSD no Piauí, Júlio César, além de todos os pré-candidatos a vereador pelos partidos que dão apoio à candidatura de Alexandre Almeida e Ulisses Waquim.

Em clima de festa, a população presente lotou o espaço fama com o sentimento de renovação na política timonense. Alexandre Almeida destacou em seu discurso que a chapa formada por ele e Ulisses representa a união da juventude, com a coragem e a competência, para colocar Timon no caminho do desenvolvimento e libertar a sua população do atraso. “O povo de Timon hoje está sofrendo, mas nosso povo é honrado e merece um prefeito de verdade. Garanto a vocês de faremos uma campanha limpa, serena, olhando nos olhos das pessoas e com o compromisso de sermos um prefeito presente na vida de todos os timonenses”, pontuou.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que para que uma cidade cresça e se desenvolva, o comandante deve ser um prefeito que seja trabalhador e represente sua população. “Hoje aqui em Timon eu pude perceber que há uma expectativa muito grande na população e tenho certeza que estamos no caminho da vitória, com Alexandre e Ulisses. Essa administração deixou muito a desejar, não enfrentou nenhum problema, não conseguiu fazer Timon avançar em nada. Mas com Alexandre à frente da prefeitura nos vamos conseguir transformar essa cidade e melhorar a vida de cada cidadão timonense”.
 O presidente do PSD no Maranhão, Cláudio Trinchão, destacou o trabalho de Alexandre como deputado estadual e ressaltou que ele tem tudo para ser o melhor prefeito da história de Timon. O jovem Ulisses Waquim, candidato a vice-prefeito, afirmou estar preparado para, junto com Alexandre Almeida, implantarem uma nova forma de governar. "O Ministro Kassab veio aqui dizer que Alexandre Almeida, junto com Ulisses, não estarão sozinhos para governar Timon. Por isso, digo com toda convicção que vamos libertar Timon dessa forma atrasada de governar", destacou.